
Objetivo:
Material:
Fazer a neutralização de uma solução aquosa de hidróxido de sódio.
- Gobolé
- Bureta
- Funil
- Vareta
- Garrafa de esguicho
- Suporte universal
- Garra
- Papel indicador universal de PH
- Água
- Hidróxido de sódio
- Ácido clorídrico
- Solução azul de tornesol
- Solução alcoólica de fenolftaleína
Procedimento:
Fazemos uma solução aquosa de hidróxido de sódio num gobelé, com a ajuda de uma vareta e de uma garrafa de esguicho, depois colocamos a bureta no suporte universal, e na garra, colocamos um funil na bureta e deitar o ácido clorídrico, medimos o pH da solução aquosa de hidróxido de sódio, com ajuda de uma vareta e de papel indicador universal (pH= 12).De seguida medimos o pH do ácido clorídrico, também com a ajuda da vareta e do papel indicador universal (pH= 1).
Adicionamos à solução aquosa de hidróxido de sódio umas gotas de solução alcoólica de fenolftaleína (ficou carmim, o que significa que é uma solução básica). Colocamos a solução aquosa de hidróxido de sódio debaixo da bureta e ir adicionando gotas de ácido clorídrico, até esta ficar incolor, ou seja, até esta ficar neutra. E por fim medimos o pH, com a ajuda de um papel indicador universal, para verificar se está mesmo neutra (pH= 7).
Conclusão e críticas:
Nesta atividade conseguimos concluir que uma reação de neutralização é uma reação ácido-base que origina uma solução neutra (pH= 7). Para se neutralizar uma solução ácida (pH < 7) tem de se adicionar uma solução básica (pH > 7) até o pH ficar 7. Eu penso que esta atividade exprimental também correu muito bem apesar de ser a professora a realizá-la