
Como se forma o petróleo...
Como já sabemos o petróleo é um recuso natural, ou seja, é um elemento formado pela natureza que são úteis ou necessários para o desenvolvimento do ser humano. Bem, o petróleo não surgiu do nada, obviamente que teve algum processo relacionado com a sua formação...
O que é o petróleo em si? O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, predominando sobre a forma de hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são componentes químicos constituídos por átomos de carbono, hidrogénio e oxigénio.
Na realidade o petróleo leva muito tempo para se formar.
Primeiramente grandes formações de petróleo surgem em leitos oceânicos, onde grande parte dos seres marinhos acabam depositando-se após a sua morte. Com o passar do tempo e a acumulação de restos orgânicos (algas, peixes, lulas, corais, etc) vão formando camadas sedimentares.
Conforme os milhares de anos seguintes, a camada sedimentar orgânica passará a enfrentar grandes pressões e mudanças de temperatura, graças há compactação dos sedimentos superiores, com isso os restos orgânicos vão se transformar nos hidrocarbonetos até ficarem "presos" por estas, um exemplo simples, a Panela de Pressão! Quando colocamos algo na panela de pressão e aquecemos, o cozimento é mais rápido do que em panelas normais.
A deposição de camadas de sedimentos sobre a matéria orgânica também gera pressão e com o aumento da temperatura, por conta da profundidade, ocasiona o "cozimento" libertando gases e deixando resíduos. Pelo óleo ser menos denso, ou seja, mais leve do que a água, há migração ascendente até atingir uma camada impenetrável, chamada de "selante". Esta migração ocorre em zonas preferenciais, como rochas com poros interligados, Arenito, e as impenetráveis podem ser derrames de lavas, camadas espessa de rochas salinas entre outras com porosidade muito fina. Sendo assim, o petróleo e também o gás natural acumularam-se nas rochas oceânicas conforme o passar dos anos; até então durante a descoberta de sua concentração e extração.
Este processo demora milhares de anos para acontecer. Por isso, o petróleo no mundo poderá chegar ao fim, se é claro, as indústrias petrolíferas continuarem extraindo grandes quantidades de petróleo para o mercado interno.
